Ciência e Tecnologia

Devido o crescente desenvolvimento e industrialização na região, a qualificação profissional tem se tornado um critério importante na modernização dos processos. Desse modo, com o intuito de promover educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades por meio do ensino o Governo do Estado em parceria com o Sistema S criou o programa Pará Profissional, que tem como objetivo promover a formação profissional de jovens e adultos, visando a superação das desigualdades inter-regionais, inclusão produtiva e melhoria de renda e oportunidades para o mundo de trabalho.

Dessa forma, o município juntamente com instituições, articulam ações que contribuem para o desenvolvimento e modernização do Estado, as quais, certamente, aceleram o ritmo de desenvolvimento social e econômico, formando cidadãos capazes de transformar a realidade social, tornando-se centro de excelência na produção acadêmica.

A SICOM juntamente com o governo do Estado do Pará e instituições de ensino como: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), buscam impulsionar um novo modelo de desenvolvimento. Trata-se de uma tentativa estratégia de modernização que se fundamenta na indução da utilização mais qualificada de recursos naturais da região e do aproveitamento de potencialidades locais latentes.

Esta estratégia requer, por um lado, o fortalecimento do capital social e do capital humano, em nível estadual, e, por outro lado, a incorporação de ciência, tecnologia e inovação à produção regional. Como instrumento de implementação dessas políticas, o Parque de Ciência e Tecnologia é um dos projetos previstos para a criação de um novo ambiente de inovação e fomento para cadeias produtivas nos setores minerais, agropecuários, comércio e serviços para o município de Marabá e região.

ACESSIBILIDADE
X