Assim como acontece em outros municípios do Pará, Marabá possui inúmeras riquezas minerais, metálicas e não metálicas espalhadas por todo seu território. Com isso, projetos vêm sendo implantados desde a década de 90 e hoje são destaques em exportação de minérios em todo Brasil.

Atualmente, a economia industrial do município é referência na exploração de Cobre, Manganês, Ferro, Água Mineral e outros minerais, e chama atenção principalmente para a mineração do cobre, que está concentrada no Complexo Mineral do Salobo (Extensão da Serra dos Carajás), considerada a maior jazida de cobre já descoberta no Brasil, com capacidade nominal estimada de 200 mil toneladas anuais, sendo o mais importante gerador de royalties para o município.

Além disso, também comporta a Mina da Buritirama, na Serra Homônima, onde há a extração de manganês, responsável por grande parte da produção do estado do Pará.

  • null

    Manganês

    Com sua operação em Marabá, a Buritirama oferece ao mercado produtos como o minério de manganês, sínter feed, lump e bióxido. Em 2020, com a inauguração da Planta de Sinterização, a companhia vai aproveitar um material antes descartado.

  • null

    Cobre

    Salobo é o segundo projeto de cobre desenvolvido pela Vale no Brasil. A mina está localizada em Marabá, sudeste paraense, e entrou em operação em novembro de 2012. O empreendimento tem capacidade nominal estimada de 100 mil toneladas anuais de cobre em concentrado.